terça-feira, 11 de novembro de 2014

ROCHA - Originalidade e peso no Underground carioca

Já faz algum tempo que O Portal Death Mask decidiu se tornar um canal de divulgação de bandas underground. É fato que sempre vemos por aqui bandas de metal e suas variações, mas isso não quer dizer que tratamos apenas desse estilo. Para nós o que importa é o PESO que a banda nos apresenta. E dessa vez não poderia ser diferente.
Venho apresentar-lhes a banda Rocha.



O Rocha surgiu no final de 2011 quando Luis Maia (ex-Soul Steelers) e Igor Tavares (ex-Soul Steelers e atual Black Vulture) decidiram se desvincular do gênero metal e hardcore para formar uma banda cuja proposta era fazer um som pesado sem se comprometer com estilos definidos. Os dois levaram a proposta ao vocalista Rafael Silva (Black Vulture) e assim foi formado o Rocha. 

Segundo opinião do Rocha, biografias de bandas desconhecidas só são interessantes para os próprios integrantes. Todo mundo se descreve como indescritível (aquela velha ladainha “preferimos não nos prender a rótulos”) ou alguém que vai revolucionar (ou já está revolucionando) a cena musical. Esse não é o caso do Rocha. "Somos uma banda de rock pesado para caralho do Rio de Janeiro que canta tudo em português. É isso. Não parece muito complicado, mas às vezes fica." - Luis Maia, Guitarra e vocal.

Em 2012 a banda lança seu primeiro trabalho totalmente autoral intitulado “É” que foi totalmente gravado e produzido pela banda, em home studio. O lançamento recebeu críticas positivas dos veículos que se prestaram a ouvir o trabalho na época. Faixas como “Cão Preto”, “Penha” e “Boba Fett” recebem atenção imediata pelo instrumental inclassificável e letras totalmente diretas e sem analogias. A versão do Rocha para “Vida Bandida” do MC Smith fecha o álbum e escandaliza o underground na época por se tratar de um funk baseado na vida de um conhecido criminoso. Infelizmente a canção posteriormente teve de ser removida da discografia da banda por medida preventiva contra acusações infundadas de associação a facções criminosas. 




O álbum posterior ao "É", chamado “Quebra Mundo”, também totalmente gravado e produzido pelo Rocha, foi lançado no final de 2013 e abre ainda mais portas para o Rocha no underground do subúrbio carioca. Faixas como “Filosofia”, “Quebra Mundo” e a controversa “Autoridade” tratam de temas como a vida no violento subúrbio carioca, liberdade de expressão e violência policial.





Recentemente, em Setembro de 2014, o vocalista Rafael Silva decide se afastar do Rocha. A banda, que já estava em meio ao processo de pré-produção de um novo trabalho, procurou por alguns substitutos e decidiu finalmente alterar sua formação para um trio com Luis Maia assumindo o vocal.
Atualmente o Rocha trabalha na gravação de seu novo álbum chamado “Bota contra nessa porra”, que
será lançado em Dezembro de 2014.

Rocha é:
Luis Maia - Guitarra e Vocal
Fernando Borges - Baixo
Igor Tavares - Bateria









Conheça mais sobre o Rocha nos links:
Página do Rocha no facebook: 
https://www.facebook.com/rochanacidade?fref=ts
SoundCloud:  https://soundcloud.com/banda-rocha 

Fotos: Bruno Scramgnon 
www.facebook.com/brunoscramgnon