sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Eternal Sorrow - Doom Metal de Curitiba




A banda Eternal Sorrow Surgiu em 1994 com a proposta de desenvolver um Doom Metal pesado e agressivo.
Lançado em 1995 o Demo Tape "The Sadness 'Elevation", com uma Introdução e duas músicas (Eternal Sorrow e Lonely Sufferance). Após o lançamento dos álbuns "The Way of Regret - 1998" e "Legacy - 2003" O Eternal Sorrow divulga o seu mais recente trabalho lançado em agosto de 2015, trata-se do 3° álbum de estúdio intitulado 'The House'.

OPDM - Contem para nós um pouquinho sobre a banda, quem deu início ás atividades da banda e como foram as tomadas de decisões que levaram a Eternal Sorrow a ser a banda que é hoje?

Mauricio: O ETERNAL SORROW foi criado em maio de 1994 com a proposta de fazer um som pesado e lento, pois na época haviam poucas bandas nesse estilo no Brasil. 
Com a primeira formação fundada começaram as composições, e como cada integrante tinha uma influência diferente o som foi ficando com uma identidade própria. Com o passar dos anos e mudanças de formação as músicas foram se lapidando, mas nunca perdendo a 'cara da banda'. Hoje acredito que temos uma musicalidade bem própria e sempre buscando melhorar.  

OPDM – Ultimamente essa pergunta não pode faltar em qualquer entrevista que façamos. Como é levantar a bandeira da música autoral no Brasil, no estilo Doom Metal especialmente?

Fernando:  No mundo todo o cenário para música autoral não é fácil, mas no Brasil é ainda mais difícil pois grande parte do público não se interessa por músicas novas feitas no país (também culpa do número excessivo de bandas, muitas de qualidade duvidosa), além de ficarem contentes apenas em ouvir os velhos 'medalhões' e comparecer a shows de bandas 'covers'. 
Financeiramente também não há investimento pior, pois ele é alto e não há retorno. CDs não são mais vendidos e cachês no país são praticamente inexistentes. O que resta é uma grande teimosia de nossa parte e uma paixão pela criação artística, que é ao mesmo tempo um prazer e uma maldição. Isso vale para o Doom Metal e qualquer outra forma de arte underground feita no país, incluindo teatro, artes plásticas, etc.



OPDM - Qual é a resposta do público a cada trabalho lançado?

Mauricio: Cada trabalho tem uma receptividade diferente, uns preferem um álbum e outro preferem outro, mas no geral sempre foram bem recebidos pois nosso público tem se mostrado fiel e sempre acreditando em nosso trabalho, nós só temos a agradecer a cada um deles. 

OPDM - Fale um pouco sobre cada um de vocês.

Adriano: Comecei a tocar em 1988, em uma banda de rock e blues que se chamava 'Kannalhas' que foi até o ano de 1992, depois entrei em uma banda de Black Metal chamada 'Solaletiel' que toquei até 1996. Com o fim desta, me chamaram pra tocar no ETERNAL SORROW em 1996. Nesse período tive uma passagem de quase dois anos na banda de black metal 'Amen Corner'. Atualmente minha dedicação é total e exclusiva ao ETERNAL SORROW.

Alexandre: Sou guitarrista há 18 anos participei de algumas bandas do cenário metal underground de Curitiba e sou Guitarrista no ETERNAL SORROW desde março/2016.
Também sou guitarrista em outra banda chamada DEFORMED SLUT (Death Metal).

Fernando: Eu participo de bandas de música extrema desde 1996, principalmente nas bandas Insane Devotion (que lançou álbum novo ano passado) e Nahtaivel (música eletrônica industrial). Mas já participei ou gravei com diversas outras bandas como Reverence, A Tribute to the Plague, Evilwar, Murder Rape, Necrotério, Doomsday Ceremony e parcerias em diversos outros projetos de metal e música eletrônica. Além de hoje também ser integrante das bandas ETERNAL SORROW e Great Vast Forest.

Mauricio: Eu tive algumas experiências com bandas antes do ETERNAL SORROW, umas brincadeiras aqui outras ali, mas a grande oportunidade foi quando montamos o ETERNAL SORROW e estou aqui desde maio de 1994. Pretendo ficar até não poder tocar mais rsrs.

Ricardo:  Sou nativo do interior do Paraná, por volta de 1990 comecei a escutar heavy metal e dois anos depois montei minha primeira banda. Alguns anos depois, mudei para Curitiba com propósito de estudar e trabalhar. Eu já tinha conhecimento de algumas bandas que aqui estavam em atividade e aos poucos me envolvi com o cenário underground comparecendo em alguns shows (sempre sem interesse em montar ou entrar em banda). 
Tocar com ETERNAL SORROW foi uma oportunidade em que não tinha como dizer “ NÃO" ... Quase 15 anos se passaram e aqui estou dividindo o espaço com grande amigos!!!!


OPDM - Como funciona o processo de produção da banda? Normalmente de quem são as ideias para as composições?

Alexandre: As idéias para as composições do ETERNAL SORROW são de todos. Cada um traz novas idéias para os ensaios ou uma música pronta por exemplo, para a análise em conjunto e no andamento de novos ensaios vamos aprimorando conforme outras idéias vão surgindo. 

OPDM - Quais são os planos futuros da banda?

Ricardo:  A principio, observando o ano de 2016, foi um ano de entrosamento nesta nova formação. Mesmo sendo amigos de longa data, precisávamos nos conhecer musicalmente. Fizemos duas apresentações, foram diversos ensaios semanais desde março até agora em dezembro, sempre com media de até três horas de duração. Já estamos iniciando o processo interno de composições de novas 'canções' (... hehehehe ... ), mas nossos planos para o futuro, mesmo.. é sempre manter a essência que a banda teve, ensaiar muito para tocar em alguns shows e compor um novo álbum em breve.



OPDM - Como contratar a banda para shows?

Alexandre: Através dos e-mails: eternal.sorrow.doom.metal@gmail.com / lilian.silva75@hotmail.com
E também pela página oficial no facebook do ETERNAL SORROW.

OPDM - Considerações finais.

Alexandre: Em nome do ETERNAL SORROW Agradecemos ao espaço do blog DEATH MASK, e convidamos a todos que conheçam mais do nosso trabalho através dos nossos canais




OPDM - Agradecemos a presença de vocês aqui no blog e desejamos muito sucesso na estrada!! 
Fiquem aqui com o som pesado do Eternal Sorrow!



Ficamos por aqui com mais uma matéria do nosso underground brasileiro, espero que tenham curtido essa grande banda.
Até a próxima!!

Essa matéria foi realizada por Vivi Alves.
Vivi Alves é uma musicista e professora de canto de Duque de Caxias na Baixada Fluminense - RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário