quarta-feira, 20 de julho de 2016

Entrevista com a banda de Metal Extremo Brutal Desire

A entrevista de hoje é com a banda carioca de Metal Extremo Brutal Desire. Formada pelos músicos Oman Oado (bateria), Hanoy Duarte (baixo e voz), Matheus Silva (guitarra e voz), Álvaro Faria (guitarra e voz).
Sua proposta é simples, a musica vem em primeiro lugar, utilizam de muita técnica, peso e riffs carregados, muito groove e letras reflexivas.

Ficou curioso? Então confira essa entrevista matadora com essa banda incrível que vem surgindo no cenário independente do Rio de Janeiro!!



OPDM - Brutal Desire é um novo nome na cena metal independente, e já está despertando o interesse de quem curte extremo no Rio de Janeiro. Como a banda está reagindo a toda essa expectativa?

Álvaro Faria: Oi, Bia!!
Nossos sentimentos são uma mescla de sensações, primeiramente a gratidão, afinal, esta banda foi fundada por e para vocês, e secundariamente, a pressão de corresponder às expectativas de todos. Porém, acredito que tenhamos sido extremamente transparentes com nosso público; desde o ''day one'' mostramos como seria nossa música, nunca deixamos ninguém no escuro e absorvemos todos os conselhos, unimos nossa experiência e feeling ao feedback das pessoas!

OPDM Como está sendo todo o processo de composição da banda? Todos os integrantes ajudam na construção das letras e melodias?

Álvaro Faria: Adorável, o EP está 100% escrito, no tracklist possuímos quatro músicas autorais, destas quatro, eu compus três, e a quarta foi escrita pelo Haony e pelo Matheus. É bom ressaltar que nenhuma canção possui pai e muito menos mãe (rs), nós acreditamos no grupo acima do indivíduo, portanto, mesmo estas três músicas que são de minha autoria têm a pegada/identidade/influência dos demais, assim como eu tenho pegada/identidade/influência nas canções que não saíram de mim, isso criou uma atmosfera muito própria da Brutal Desire.

Matheus Silva: Ao nosso ponto de vista, o Metal deve ser levado muito a sério, com isso queremos dizer que a nossa sonoridade tem que ser impecável e as composições espontâneas e cheias da essência que podemos oferecer como músicos, nos preocupamos em fazer boas músicas, que principalmente nos agradam como ouvintes, como o Haony(Baixo) mesmo uma vez disse: “Nós amantes do Metal, somos como doentes necessitados em suprir nosso vício em som e nós mesmos da banda experimentamos e apreciamos nossas “drogas” antes do público e nos preocupamos com isso, nos colocamos no lugar do público, nossa intenção jamais será se exibir ou mostrar habilidades técnicas desconexas com o que a música pede, nos preocupamos em fazer as pessoas se sentirem bem ao curtirem nossas músicas.


OPDM - A Brutal Desire possui músicos muito experientes, com uma vasta bagagem curricular, como foi o encontro e anexo destes músicos na banda?

Álvaro Faria: Este é um modo educado de dizer que estamos velhos, rs.
Eu já toquei com o Oman em diversas bandas e sempre tivemos química e admiração mútua, calhou que no começo deste ano (2016) estávamos com uma folga na agenda e decidimos montar a Brutal. O primeiro passo foi procurar outro guitarrista, nossas músicas são feitas para duas guitarras, logo, não faria sentido termos apenas a minha... O Oman já tinha assistido alguns vídeos do Matheus (Guitarra/Vocal) e me perguntou se achava uma boa, obviamente concordei, primeiramente porquê o Matheus é uma das pessoas mais talentosas que tive a honra de tocar e secundariamente, confio no Oman, se ele indicou, tem o meu aval; resolvido as guitarras, passamos ao baixo. Conhecia o Haony e sempre o quis conosco ele é o baixista perfeito (pra mim e pra Brutal) tem identidade, técnica, criatividade, e bom gosto, além de ser um estupendo vocalista! Já tocamos juntos em outras bandas e bem, o resto é história! É bom frisar que a Brutal Desire não possui frontman, digo, possui sim, três, rs! O que quero dizer é que temos três vocalistas, Eu, Matheus e Haony, cada um com sua característica vocal, isso dá uma mistura interessantíssima e é muito bacana essa dinâmica dentro da nossa realidade!

Matheus Silva: O Convite me surgiu quando a banda já caminhava com o Álvaro e o Oman, sempre procurei ter um Network como guitarrista nas minhas páginas, até que recebi o feedback do Oman me convidando a integrar a banda, a partir daí conheci o Álvaro que já havia arquitetado várias músicas e vi o excelente músico e compositor que ele tem sido com seu feeling, autenticidade e seu vasto conhecimento musical não só como guitarrista, mas com a produção musical num todo e pude ver de perto as habilidades absurdas do Oman como baterista, criativo rápido e com pegada diferenciada e agressiva e digo com convicção que é um dos melhores bateristas do Rio de Janeiro, nesta fase estávamos a procura de um baixista, eu não conhecia o Haony antes da banda, mas era exatamente o que precisávamos e o que eu achava essencial, técnico, experiente e com linhas de baixo fora do padrão sempre inovando e é um grande diferencial no nosso som. A banda se entrosou com facilidade e tem um clima bom de amigos fazendo o som que gostam com simplicidade e competência, e agora caminhamos ao que será nosso EP que muito provavelmente será lançado ainda este ano e temos certeza que a galera vai curtir e estamos ansiosos pra expôr nosso trabalho e curtimos todos juntos o que Metal tem melhor.

OPDM Metal extremo no Rio de Janeiro é um estilo pouco difundido? Vocês acreditam que o público ainda se confunde em separar metal extremo de outros estilos, ou a galera tem respeitado e apoiado o metal extremo na cena underground carioca?

Álvaro Faria: Bem, é uma excelente pergunta e posso responder muito cristalinamente; o Rio de Janeiro tem uma tradição com bandas de Metal Extremo, algumas das maiores nasceram aqui; Unearthly, Coldblood, Lacerated and Carbonized, Mysteriis e o próprio Dorsal Atlantica (guardada as devidas proporções de estilo), só para citar algumas. Portanto, não creio haver separatismos, há diferenças ideológicas como em qualquer nicho, isto é inerente ao ser humano, infelizmente nós somos assim, as pessoas não sabem conviver com o contraditório. Entretanto, vejo um futuro muito promissor dentro da nossa cena, uma grande oxigenação...E no final das contas o Metal nos une e o que nos une é infinitamente superior ao que nos separa! O Metal Extremo tem respeito, espaço e admiração em todo estado, sempre digo, nos foquemos na música e esqueçamos as diferenças!

OPDM Em meio a tanto caos e crises políticas no país, agora ainda teremos a Olimpíada e com isso vários problemas tem sido “varridos” pra debaixo do tapete. Como é o posicionamento dos integrantes diante a toda essa situação enfrentada no Brasil nos dias atuais, vocês costumam abordar tais temas em suas letras?

Álvaro Faria: Capcioso, não? rs 
Grande parte está respondida acima! A Brutal Desire é uma banda pluralista, o que quero dizer com isto: temos diferentes etnias, diferentes ideologias e diferentes posicionamentos, porém, acima de tudo, nos respeitamos. Serei mais específico, eu tenho um posicionamento mais alinhado à direita, o Haony e o Matheus à esquerda e o Oman, como todo bom baterista, é neutro/centrão, é a nossa Suíça (rs). Em nenhum momento há desrespeito, muito pelo contrário, eles me escutam e eu os escuto, desta forma ambos aprendemos e evoluímos, o ser humano sobressai nas diferenças e não nas semelhanças, precisamos eliminar esta dicotomia, ninguém é 100% bom ou 100% mau, não existe um ''messias'' e esta associação é perigosa e covarde, quanto mais na política, não adianta você criticar o governo e furar fila, subornar guarda, fazer gato de luz...Dê o exemplo, seja retilíneo em suas ações, não use a ''Lei de Gerson'' ..Não dê jeitinho, conheça antes de opinar, viva e não sobreviva...A situação do Brasil não foi causada pelo governo, ela foi aprofundada, a situação do Brasil foi provocada pelo povo brasileiro, por mim e por você, a realidade dói, né? Nossa abordagem é totalmente antropocêntrica, o Homem é seu Deus e seu Demônio, logo, essa despersonificação faz-se necessária, nós somos capazes dos atos mais heróicos e altruístas, mas também das mais vis atrocidades. Temos uma música chamada ''Domination'' que discorre exatamente sobre este tema!

OPDM  - A banda ainda se encontra em estúdio, quando teremos a honra de vê-los ao vivo e quais são os próximos passos da Brutal Desire?

Álvaro Faria: Sim, este é o processo mais cansativo e ao mesmo tempo mais grandioso na trajetória de uma banda, finalizamos as composições, estamos ensaiando incessantemente e pré-produzindo no nosso home studio, na sequência gravaremos com o nosso grande amigo Fernando Campos, talvez a pessoa mais qualificada em Metal Extremo dentro (e fora) do Rio de Janeiro, o Fernando sabe extrair o melhor dos músicos (e das pessoas), talvez este seja o seu maior de muitos talentos, fora a estrutura e conhecimento que o AM Studio proporciona. Em paralelo, estamos agendando nossa sessão de fotos promocionais, nossos vídeos, teasers, etc, a Brutal Desire é uma banda que presa pela música em primeiro plano, nem nome havíamos escolhido, e já estávamos compondo, então é natural só começarmos a pensar nestes ''pormenores'' após termos finalizado a composição do nosso EP! Já temos shows marcados, alguns, na verdade, a partir de outubro, infelizmente ainda não podemos divulgar! Nossos próximos passos serão relativamente simples (ou não? rs) vamos gravar e bem...tocar! Nós somos quatro músicos de palco, nosso tesão está ali, faremos a maior quantidade possível de shows, aonde o público nos quiser, nós iremos! Uma pessoa satisfeita em um show torna-se duas amanhã e quatro na semana seguinte, é um efeito cadeia em modo perpétuo, você tem de sentir o sangue ferver com a sua música, caso isto não ocorra, como pode esperar que as pessoas consumam sua banda?


OPDM Chegando ao fim desta entrevista, gostaria de agradecer imensamente a banda Brutal Desire pelos minutos concedidos, e deixo o espaço para que vocês possam mandar um recado para os headbangers do Rio de Janeiro e de todos os outros estados que acompanham o Blog, o que eles podem esperar da banda Brutal Desire?

Álvaro Faria: A honra é nossa, a gratidão é nossa... Como disse no topo desta entrevista, acima de tudo, nós quatro somos Headbangers, fundamos a Brutal Desire para e por vocês, o público é o motivo de estarmos fazendo tudo isto...Esperem nosso sangue, nosso suor, nosso tesão, nossa alma e toda a nossa fúria, só pedimos uma coisa: BATAM A PORRA DA CABEÇA!
Metal Extremo, nada além, nada aquém!

Obrigado, obrigado, mil vezes obrigado.

Créditos para a fotógrafa: Natasha Salles


Oman Oado - Bateria
Haony Duarte - Baixo e voz
Matheus Silva - Guitarra e voz
Alvaro Faria - Guitarra e voz

Página do Brutal Desire no Facebook:

Brutal Desire em estúdio:





Por Bia Coutinho

Um comentário:

  1. Parabéns a banda, por nos brindar c/ essas honradas palavras e a bia por ministrar essa otima entrevista"

    ResponderExcluir